Skip to content

9º Festival “A arte de contar história”

12/09/2013

De 20 a 27 de outubro de 2013 acontece a nona edição do Festival “A Arte de Contar Histórias” nas Bibliotecas Públicas, Pontos de Leitura e roteiros dos Ônibus-biblioteca.

 festival

 

 

 

 

Além das atividades de narração de histórias, acontecerão workshops, debates, palestras, lançamentos e uma mostra de cinema. No encerramento, haverá apresentação e bate-papo com o griot Toumani Kouyaté, artista de Burkina Faso radicado na França.

 

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

 

Biblioteca Hans Christian Andersen, temática em Contos de Fadas.

 

WORKSHOPS

Inscrições a partir de 7 de outubro, diretamente na biblioteca.

 

O Contador de Histórias e o acontecimento narrativo

Com Giuliano Tierno, mestre em artes e coordenador da pós-graduação lato sensu “A arte de contar histórias: abordagens poética, literária e performática”.

Neste encontro ambiciona-se pensar e praticar o ofício do contador de histórias a partir de experimentos acerca do acontecimento narrativo (repertório/lugar/ouvinte).

21 de outubro (seg), 17h às 19h.

30 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição.

 

Cante para contar melhor suas histórias

Com Anita Deixler, cantora, musicista e professora de técnica vocal para música popular e erudita. Foi integrante dos corpos estáveis do Teatro Municipal de São Paulo.

Nesta oficina de canto para contadores de histórias, será discutida a fisiologia da voz e os princípios da voz cantada. Cada voz será ouvida individualmente e serão trabalhados exercícios e canções em grupo.

22 e 24 de outubro (ter e qui), 17h às 19h.

15 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição.

 

Workshop: O que conta o Corpo?

Com Clara Haddad, atriz, produtora e contadora de histórias. Fundou a primeira Escola de Narração em Portugal.

O corpo do contador de histórias é presença, emissão, projeção, gesto e forma parte do diálogo que se mantém entre quem conta e os que escutam. A partir do seu corpo o narrador estabelece uma comunicação não verbal com seu público e essa comunicação acompanha o seu discurso oral de forma a completar e “ilustrar” o que suas palavras

dizem.

23 e 25 de outubro (qua e sex), 17h às 19h

16 vagas. Critério de seleção: ordem de inscrição.

 

 

Da palavra oral à palavra escrita

Com Heloisa Prieto.

A consagrada escritora iniciou sua carreira quando contava histórias para crianças pequenas na Escola da Vila, em São Paulo. Atualmente tem cerca de quarenta livros publicados. Nessa conversa, a autora, que é formada em Letras e mestra em comunicação e semiótica, faz uma ponte entre a linguagem oral e a escrita a partir de sua trajetória.

20 de outubro (dom), 14h30

 

 

A Árvore de Tamoromu: Bate-papo e histórias com Ana Luisa Lacombe

A premiada contadora de histórias, atriz e escritora Ana Luísa Lacombe fala sobre sua trajetória e conta a história do seu livro “A Árvore de Tamoromu” (ed. Formato), que será lançado no final do encontro. O livro tem ilustrações de Fernando Vilela e acompanha um CD de áudio.

20 de outubro (dom), 16h

 

 

Palestra: A Estrutura da Narrativa

Como se estrutura uma narrativa? Como identificar o eixo que sustenta a história? A Jornada do herói – conceitos fundamentais. Como estudar uma história identificando suas unidades de ação. Nesta palestra serão abordados as principais questões que envolvem este tema, além de fornecer uma bibliografia para você se aprofundar.

Com Ana Luísa Lacombe

26 de outubro (sáb), 11h

 

Debate: A Formação do Contador de Histórias + lançamento da publicação

Os profissionais conversarão sobre suas experiências e práticas em programas de formação de contadores. Após o debate, será lançada a publicação institucional “Teia de Histórias: reflexões sobre a formação para contadores de histórias”.

Com Alice Bandini, Ana Luisa Lacombe, Giba Pedrosa, Giuliano Tierno e Kelly Orasi.

26 de outubro (sáb), 14h

 

Contador de histórias: ofício de quem?

Neste encontro, serão discutidos os diferentes perfis dos contadores de histórias e propostas de regulamentação da profissão no Brasil.

Com Antonia Andréa de Sousa (Fórum de discussão permanente sobre a arte narrativa, valorização do ofício e reconhecimento da categoria), Clara Haddad (Escola de Narração Itinerante – Portugal) e Maristela Papa (Associação Amigos das Histórias de Brasília).

27 de outubro (dom), 14h

 

 

 

ENCERRAMENTO:

 

KOUMA – A Palavra

Com Toumani Kouyaté

Um provérbio griot diz: Todas as coisas que procriam colocam no mundo seus filhos. Mas quanto à palavra, ela dá à luz sua mãe. Assim, começam os contos, as lendas e os mitos de uma criança que nasceu antes de sua mãe. Isso aconteceu há muito, muito tempo, Isso ainda está acontecendo e vai acontecer para sempre… “Esta é uma mensagem de ontem, destinada ao amanhã, transmitida hoje” (Contos de um pequeno djéli do Mande).60 min.

 

(Após a apresentação, o artista participa de um bate-papo com o público.)

 

Toumani Kouyaté faz parte de uma linhagem de Djélis – griots da África do oeste. Ele canta, dança, toca, conta histórias e é também fotógrafo, professor universitário e organizador de festivais em diversos países. Recebeu os prêmios Anselme

Chiasson (Canadá), como reconhecimento de sua carreira artística, HIBOU D’OR (Ottawa/Canadá), como melhor contador de histórias, e foi finalista do grande prêmio de

contadores Maison du Conte de Chevilly-Larue. Em 1988, foi reconhecido como “Mensageiro da Paz” pela Unesco.

27 de outubro (dom), 16h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Histórias contadas com as mãos (em libras)

Grupo Mãos de Fada

Contação de histórias em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) com interpretação para a Língua Portuguesa, proporcionando ao espectador surdo ou ouvinte infinitas possibilidades de vivencias as histórias de uma forma diferente e inclusiva. No Mês de setembro, em homenagem ao dia do surdo, teremos um repertório especial. Não deixem de participar! 3 a 12 anos.

22 de outubro (ter), 10h – BP Hans Christian Andersen

Histórias da mala

Com Andréa Nogueira

A história que sai da mala vinda de outro tempo e de outro lugar, recheada de palavras e silêncios, povoa a imaginação, com cores e sabores, passeia pelos presentes; é levada por eles e com eles viaja para todos os lugares. Livre 22 de outubro (ter), 14h30 – BP Hans Christian Andersen

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: