Skip to content

OFICINAS/AGOSTO E SETEMBRO

02/08/2013

laurinda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AGOSTO

Origamando histórias
Oficina de origami com contação de história
com Lau Moraes

10 de agosto 09h

Origens da Literatura infantil
Com Marly Vidal
“Os primeiros heróis, as primeiras cismas, os primeiros sonhos, os movimentos de solidariedade, amor, ódio, compaixão, vêm com as histórias fabulosas ouvidas na infância”. (Câmara Cascudo). Mas onde nascem essas histórias? Como nos chegam? Que caminhos percorrem? Quem são seus autores? O que elas revelam, ou ainda, o que escondem? Por que sua persistência mesmo em tempos tão ‘científicos’, ou talvez por isso mesmo? Ou serão o maravilhoso, o onírico, o fantástico, o imaginário que elas carregam, possibilidades de descobertas de sentidos outros, ocultos e essenciais, para a nossa vida? A especialista Marly Vidal nos traz uma proposta de reflexão sobre a maravilhosa criação humana que é a Literatura Infantil.

Dia 17 de agosto às 9h30

Por que Contar Histórias nos dias de hoje
Com Eliana Braga Aloia Atihé
Cada vez mais, o contador de histórias precisa compreender seu papel fundamental numa sociedade em crise, a partir de uma perspectiva psico-sócio-antropológica (e também mítica e cosmológica), que o auxilie a construir uma visão de mundo, para nela ancorar sua experiência.

Dia 24 de agosto às 9h30

SETEMBRO

Palestra: O mundo simbólico da criança
Na visão que nossa cultura tem da educação formal, o ser humano está reduzido à cabeça; a cabeça, está reduzida ao lado esquerdo; o lado esquerdo está reduzido à racionalidade instrumental. O objetivo da educação se limita à conquista de uma vaga na faculdade e de um posto no mercado de trabalho. Corpo, imaginação e sentimento, as fontes de nossa criatividade, os motores da inteligência dinâmica que encontra soluções e aponta caminhos no mundo real, foram deixados à deriva pela escola do Iluminismo Positivista. Nessa contexto, nossa inteligência desenvolve-se da emoção (primitiva) em direção à razão (civilizada). Mas será que é assim mesmo que as coisas se passam? A realidade parece negar tal caminho evolutivo, linear e abstrato. Por sorte, há outros paradigmas que nos ajudam a repensar esse lugar-comum, tido como imquestionável. Partindo de uma abordagem simbólica para compreender o desenvolvimento da consciência humana no mundo, vamos assumir outro paradigma, que considera todos os aspectos da inteligência como igualmente importantes.

Com Eliana Atihé
14 de setembro (sáb), 09h30 – BP Hans Christian Andersen

Palestra: Era uma voz que sempre dizia – Era uma vez…
A voz do contador de histórias ressoa para sempre na alma dos que viveram os contos ouvidos, contos nos quais moram bruxas, princesas, feiticeiros, soldados, heróis, monstros e seres fantásticos. No recôndito da memória, modulações, timbres, gestos e expressões corporais evocam alguém contando, em algum momento e em algum lugar. A voz e as palavras do contador, articulando-se em emoções e enredos, passam pelo seu corpo e ressoam nos seus ouvintes, estabelecendo ligações invisíveis. No caminho de formação e um leitor, passa-se, certamente, pelos momentos de ouvir histórias. Momentos em que a oralidade assume toda sua importância, mesmo nas sociedades contemporâneas, de forte cunho escrito e escassas oportunidades de narração.

Com Ilan Brenman, é mestre em Educação pela USP, psicólogo, autor de livros infantis e contador de histórias.
21 de setembro (sáb), 11h – BP Hans Christian Andersen

Origamando histórias
Oficina de origami com contação de história
com Lau Moraes

27 de setembro ás 10h

Obs.: Inscrições por telefone 5 dias antes da oficina!

BIBLIOTECA HANS CHRISTIAN ANDERSEN
Temática em Contos de Fadas
Av. Celso Garcia, 4142
Tatuapé SP
Tel.: 2295-3447

Anúncios

From → Uncategorized

One Comment
  1. Carlos Rogério Parera permalink

    Gostaria de saber onde encontro a lista de selecionados para o Curso de Contadores de História ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: