Skip to content

Programação da Biblioteca Hans Christian Andersen

09/05/2013

NARRACAOCONTAÇÃO DE HISTÓRIA

MAIO

Rede de histórias – Era uma vez 1,2,3…

Com Rita Nasser

Histórias da tradição oral e fábulas proporcionam ao ouvinte momentos de interação ao “enredar histórias”,  seja no conteúdo ou na  forma de apresentar os personagens, impulsionando a busca pela leitura numa rede sem fim. Será apresentada uma livre adaptação das fábulas, histórias e dos contos populares: Dona Baratinha, Fábulas encantadas e O grande rabanete (Conto Russo de tradição oral). A partir de 5 anos.

28 de maio (ter), 14h – BPHans Christian Andersen

Um macaco puxa o outro – Enredando histórias

Com Rita Nasser

Três histórias divertidas, que mesmo diferentes, permitem ao ouvinte tecer um paralelo entre as narrativas, ao descobrir os personagens e suas muitas versões; estimulando a leitura e multiplicando a prática de ler, ouvir e  recontar histórias. Livre adaptação das histórias: O Rabo do Macaco, O Macaco e a Velha e  Macaquinho (de Ronaldo Simões  Coelho – Ed. LE). A partir de 5 anos.

28 de maio (ter), 10h – BP Hans Christian Andersen

JUNHO

 

Anaconta: histórias de uma cobrinha do Amazonas

Com Cia Literária

Uma viagem no universo das histórias populares indígenas do Amazonas a partir do livro “Moronguetá – um Decameron Indígena” e algumas referências de histórias populares conhecidas da cultura indígena na narração bem humorada de Anaconta, uma cobrinha que só quer ser feliz. Todas as idades.

25 de junho (ter), 10h – BP Hans Christian Andersen

 

Palavras errantes

Com Emilie Andrade

Inspirada na obra do autor uruguaio Eduardo Galeano, Emilie Andrade narra histórias sobre as viagens que todos nós fazemos: as reais e as inventadas.  A partir de 6 anos.

25 de junho (ter), 14h – Biblioteca Hans Christian Andersen

Narração de Histórias

com Léa Ribeiro, Regina Claudia e Rosely Daltério

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

08 Maio de 2013 10h e ás 14h

Histórias que trazem a coragem, a força, a doçura e a solicitude da figura feminina.

·        Historia de Layla

·        Demeter e Perséfone

·        A princesa de Bambuluá

·        O peixe da mãe de Tommy

05 Junho de 2013 10h e ás 14h

Narração de divertidas histórias de caipira – Pedro Malazartes

·        Sopa de pedra

·        O causo do queijo

·        A panela mágica

·        A filha do rei

CURSOS E PALESTRAS

 

Origamando histórias
Com Laurinda Morais
Oficina de origami com contação de história para adultos.
Dias 17 e 27 de abril às 10h


Palestra: Por que Contar Histórias nos dias de hoje?

Com Eliana Braga Aloia Atihé, graduada em Comunicação Social e Letras, mestre em Comunicação e Semiótica e Doutora em Educação.
Cada vez mais, o contador de histórias precisa compreender seu papel fundamental numa sociedade em crise, a partir de uma perspectiva psico-sócio-antropológica (e também mítica e cosmológica), que o auxilie a construir uma visão de mundo para nela ancorar sua experiência. É urgente seu envolvimento num projeto de proteção, reparação e ampliação da etnosfera, a rede cultural da vida a qual, tal como a biosfera, garante nossa existência como seres humanos. O encontro propõe uma revisão do papel do contador de histórias a partir dos desafios propostos por nossa época. Inscrições diretamente na biblioteca.
Dia 6 de abril às 9h30

 

Palestra: Era uma voz que sempre dizia – Era uma vez...
Com Ilan Brenman, mestre em Educação pela USP, psicólogo, autor de livros infantis e contador de histórias.
A voz do contador de histórias ressoa para sempre na alma dos que viveram os contos ouvidos, contos nos quais  moram bruxas, princesas, feiticeiros, soldados, heróis, monstros e seres fantásticos. No recôndito da memória, modulações, timbres, gestos e expressões corporais evocam alguém contando, em algum momento e em algum lugar. A voz e as palavras do contador, articulando-se em emoções e enredos, passam pelo seu corpo e ressoam nos seus ouvintes, estabelecendo ligações invisíveis. No caminho de formação de um leitor, passa-se, certamente, pelos momentos de ouvir histórias. Momentos em que a oralidade assume toda sua importância – mesmo nas sociedades contemporâneas – de forte cunho escrito e escassas oportunidades de narração. Inscrições diretamente na biblioteca.
Dia 20 de abril às 11h


Palestra: O mundo simbólico da criança


Com Eliana Atihé, graduada em Comunicação Social e Letras, mestre em Comunicação e Semiótica e Doutora em Educação
Partindo de uma abordagem não cognitivista, mas simbólica, o encontro buscará uma compreensão da evolução da consciência do ser humano a partir de um paradigma que considera todos os aspectos da inteligência com a mesma ênfase e busca: enxergar na criança o ser humano. Um desvio da função genuína da educação, o qual, segundo E. Kant,”integrado de corpo e alma cujas qualidades devem ser preservadas e desenvolvidas por meio de uma educação da totalidade”. Inscrições diretamente na biblioteca.
Dia 27 de abril às 9h30

TEATRO INFANTIL

 

ABRIL

 

 

E se as histórias fossem diferentes? – Cia Truks

 

A divertida história de um planeta cujos habitantes são exatamente como se imagina que sejam. Como assim? Ora, simples: Se os imaginarmos muito altos, eles automaticamente ganham altura, se os imaginamos gordos, imediatamente engordam, se os imaginamos com pintas roxas no rosto, elas na hora pipocarão em suas faces. Na apresentação é utilizado um interessante recurso técnico que mistura bonecos com desenhos que são produzidos ao vivo, em cena. O ator tem, à sua frente, uma versátil mesa de trabalho, equipada com lápis de cor, tintas e papéis de cores e texturas variadas. Conforme a história se desenrola, ele monta cenários, desenha situações e climas que, através de uma câmara de vídeo, colocada sobre a mesa, são registradas e lançadas, por um projetor, em um telão onde, por sua vez, surgem figuras – bonecos de sombras, a interagir com as imagens projetadas.50 minutos. Livre

                                   

Biblioteca Hans Christian Andersen – Dia 20 (sab) – 16h.

 

 Eruma Vezeu, o menino que abria portas – Cia Articularte

O espetáculo mostra a história de um Velho que conta e vive, de forma bem humorada, as aventuras de Eruma Vezeu, um menino que gostava de abrir portas para conhecer o seu quintal, a rua, o bairro e o seu mundo. Abrindo portas, Eruma Vezeu tem experiências divertidas e faz alguns amigos inseparáveis, entre eles o cachorro Trapo e o menino, Lico. Juntos, eles aprontam muitas artes, para o desespero da vizinhança. 

45 minutos. Livre

 

Biblioteca Hans Christian Andersen – Dia 6 (sab) – 16h.

 

 

 

MAIO

 

 

Um dia com a Família Burg – Família Burg

O espetáculo traz uma leitura do universo circense através de três palhaços: Gonçalves, Sepúlveda e Sobolha. De diversas formas o trio atrai a atenção do público com números clássicos e números da modalidade cômico-acrobática conhecida como “Dandis” – rara no circo nos dias atuais. 50 minutos. Livre

 

Biblioteca Hans Chirstian Andersen – Dia 18 (sab) – 16h.

 

 

 

As aventuras de Bambolina – PiA FraUs

A peça conta a história e as trapalhadas e emoções (sim, por que não?) vividas por uma boneca de pano muito simpática, que passa por apuros desde quando é jogada fora por sua dona. Mas o espetáculo dá uma reviravolta na história e Bambolina passa a viver outros personagens, só de brincadeira – de cavaleiros a Branca de Neve! – com conteúdo poético e divertido. E é isso que pega a atenção, claro, além de uma particularidade do Pia Fraus: a manipulação de bonecos e cenários pelos atores vem acompanhada de pouquíssimas palavras. 50 minutos. Livre

 

Biblioteca Hans Christian Andersen – Dia 4 (sab) – 16h.

 

Para agendamento de escolas é preciso nos enviar um oficio com pelo menos um mês de antecedência do evento para poder programar a atividade.

Para agendamento de escolas, por favor, enviar oficio assinado com as seguintes informações:

Nome da escola
Endereço e telefone
Disponibilidade de dia e horário
Responsável
Quantidade de crianças e adultos
Faixa etária
Especialidades, ex.: cadeirante
Esperamos por vocês!

Biblioteca Hans Christian Andersen

Temática em Contos de Fadas

Av. Celso Garcia, 4142 Tatuapé SP

Tel.: 2295-3447

 

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: