Skip to content

O valor da leitura

24/04/2013

A leitura, desde que foi criada a escrita, sempre foi valiosa, e a cada dia que passa o seu valor aumenta.

Em certas famílias antigamente, principalmente da zona rural, não era valorizado o aprendizado da leitura. Meu avô materno, que não era alfabetizado, segundo dizia minha hoje saudosa hoje saudosa mãe, achava que saber ler não tinha nenhuma serventia, pois para ele o que “enchia barriga”, ou seja, garantia o pão de cada dia era o trabalho realizado com foice e enxada. Mero engano o dele. Se ainda palmilhasse a terra veria que estava completamente errado.

A tecnologia, a informática e a ciência em geral exigem cada vez mais conhecimento. Devemos sempre estar atualizados diante de tanta informação, porque a evolução tecnológica tem sido galopante. Para se ter uma ideia, há máquinas que fazem determinado trabalho dentro de pouco tempo, que levaria dias ou até mesmo meses se fosse executado manualmente. E para operar essas máquinas é necessário uma excelente formação profissional, o que se consegue através da leitura.

Acredito que a leitura deve ser espontânea. Assim sendo, o aprendizado torna-se algo lúdico e prazeroso. Quem lê constantemente está sempre informado. Devemos ler tudo que estiver ao nosso alcance e que for de nosso interesse.

DSC00770

Embora a oralidade tenha trazido para os nosso dias atuais muitas histórias e acontecimentos, por não haver ainda a escrita muita coisa se perdeu, com certeza na nuvem do tempo do período ágrafo.

Para mim, a leitura é o alimento do espírito. Ler é uma necessidade, não uma imposição. A leitura instrui e alegra. Sempre que possível, leiamos pronunciando as palavras, e em público, mediando a leitura de forma agradável em nosso ambiente de trabalho que é a biblioteca, buscando sempre criar um espaço descontraído e acolhedor.

Resenhista: Cícero Pedro de Assis ( Poeta cordelista e funcionário da Biblioteca Hans)

Anúncios

From → Uncategorized

One Comment
  1. Anna Bispo permalink

    Adoro ir à Biblioteca Hans Christian Andresen, não somente porque é um lugar da imaginação,também porque encontro pessoas como sr. Cicero Resenhista que com carinho e um sorriso gostoso nos atende e da significado ao real valor do gosto pela leitura.
    Grata!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: