Skip to content

PROGRAMAÇÃO/ABRIL

26/03/2013

TEATRO

Cia Articularte

Eruma Vezeu, o menino que abria portas
Com a Cia Articularte
O espetáculo mostra a história de um velho que conta e vive, de forma bem humorada, as aventuras de Eruma Vezeu, um menino que gostava de abrir portas para conhecer o seu quintal, a rua, o bairro e o seu mundo. Abrindo portas, Eruma Vezeu tem experiências divertidas e faz alguns amigos inseparáveis, entre eles o cachorro Trapo e o menino Lico. Juntos, eles aprontam muitas artes, para o desespero da vizinhança. 45 minutos. Livre
Dia 6 de abril às 16h

Cia Trucks

E se as histórias fossem diferentes?
Com a Cia Truks
A divertida história de um planeta cujos habitantes são exatamente como se imagina que sejam. Como assim? Ora, simples: Se os imaginarmos muito altos, eles automaticamente ganham altura, se os imaginamos gordos, imediatamente engordam, se os imaginamos com pintas roxas no rosto, elas, na hora, pipocarão em suas faces. Na apresentação é utilizado um interessante recurso técnico que mistura bonecos com desenhos que são produzidos ao vivo, em cena. O ator tem, à sua frente, uma versátil mesa de trabalho, equipada com lápis de cor, tintas e papéis de cores e texturas variadas. Conforme a história se desenrola, ele monta cenários, desenha situações e climas que, através de uma câmara de vídeo colocada sobre a mesa, são registradas e lançadas por um projetor em um telão onde, por sua vez, surgem figuras. Bonecos de sombras interagindo com as imagens projetadas. 50 minutos. Livre
Dia 20 de abril às 16h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Girasonhos

Felpo Filva
Com Grupo Girasonhos
Felpo Filva, da escritora EVA FURNARI, é a história de um escritor fracassado que aprende que as palavras podem ter beleza, leveza e alegria.
Poemas são declamados, pequenas fábulas e histórias são contadas e cartas conduzem as aventuras dos engraçados personagens. Para maiores de 6 anos.

Dia 26 de março às 10h

Lendas, mitos e contos da América Latina
Com Grupo Girasonhos
As histórias fantásticas da América Latina revelam uma riqueza cultural plena de imaginação e fantasia, um legado que transmitiremos às crianças a fim de despertar nelas o encantamento com a cultura latino-americana com histórias como: O homem jacaré (Colômbia) O cavalo sete cores (Guatemala) A mulata de Córdoba ( México) , O homem pássaro (Peru), Dona Raposa e os peixes (Argentina) entre outras. Para maiores de 8 anos.

Dia 26 de março às 14h

Clássicos de Andersen
Com Núcleo Educatho
Para homenagear o aniversário do célebre escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, serão apresentadas três de suas histórias: O Patinho Feio, A Princesa e o Grão de Ervilha e O Valente Soldadinho de Chumbo.  Livre

Dia 2 de abril às 10h e 14h

 

Cia Malas Pronta

Mala livro e suas histórias
Com Cia. Malas Portam
Já imaginou quantas possibilidades há para interpretar um livro? A mala livro te convida para esta viagem ao mundo das palavras e figuras que fazem sonhar e reinventar a realidade. Livre

Dia 23 de abril às 10h e 14h

LEITURA E LITERATURA

Contação de história “Hora do Hans!”
Com Léa Ribeiro, Regina Claudia e Rosely Daltério
Contos clássicos do mestre dinamarquês narrados para crianças, jovens e adultos: O patinho feio, A família feliz, A roupa nova do imperador e A princesa e a ervilha.

Dia 3 de abril às 14h

Mediação de Leitura “A biblioteca sai para passear”
Com Luciana Melo e Maria Lúcia Nunes 
Dia 23 de abril às 14h
Dia 24 de abril às 14h

Origamando histórias
Com Laurinda Morais
Oficina de origami com contação de história para adultos.

Dia 27 de abril às 10h

CURSOS E PALESTRAS



Palestra: Por que Contar Histórias nos dias de hoje?

Com Eliana Braga Aloia Atihé, graduada em Comunicação Social e Letras, mestre em Comunicação e Semiótica e Doutora em Educação.
Cada vez mais, o contador de histórias precisa compreender seu papel fundamental numa sociedade em crise, a partir de uma perspectiva psico-sócio-antropológica (e também mítica e cosmológica), que o auxilie a construir uma visão de mundo para nela ancorar sua experiência. É urgente seu envolvimento num projeto de proteção, reparação e ampliação da etnosfera, a rede cultural da vida a qual, tal como a biosfera, garante nossa existência como seres humanos. O encontro propõe uma revisão do papel do contador de histórias a partir dos desafios propostos por nossa época. Inscrições diretamente na biblioteca.

Dia 6 de abril às 9h30

Ilan Brenman

Palestra: Era uma voz que sempre dizia – Era uma vez…
Com Ilan Brenman, mestre em Educação pela USP, psicólogo, autor de livros infantis e contador de histórias.
A voz do contador de histórias ressoa para sempre na alma dos que viveram os contos ouvidos, contos nos quais  moram bruxas, princesas, feiticeiros, soldados, heróis, monstros e seres fantásticos. No recôndito da memória, modulações, timbres, gestos e expressões corporais evocam alguém contando, em algum momento e em algum lugar. A voz e as palavras do contador, articulando-se em emoções e enredos, passam pelo seu corpo e ressoam nos seus ouvintes, estabelecendo ligações invisíveis. No caminho de formação de um leitor, passa-se, certamente, pelos momentos de ouvir histórias. Momentos em que a oralidade assume toda sua importância – mesmo nas sociedades contemporâneas – de forte cunho escrito e escassas oportunidades de narração. Inscrições diretamente na biblioteca.

Dia 20 de abril às 11h

Eliana Atihé


Palestra: O mundo simbólico da criança

Com Eliana Atihé, graduada em Comunicação Social e Letras, mestre em Comunicação e Semiótica e Doutora em Educação
Partindo de uma abordagem não cognitivista, mas simbólica, o encontro buscará uma compreensão da evolução da consciência do ser humano a partir de um paradigma que considera todos os aspectos da inteligência com a mesma ênfase e busca: enxergar na criança o ser humano. Um desvio da função genuína da educação, o qual, segundo E. Kant,”integrado de corpo e alma cujas qualidades devem ser preservadas e desenvolvidas por meio de uma educação da totalidade”. Inscrições diretamente na biblioteca.

Dia 27 de abril às 9h30


Curso Básico de Formação para Contadores de História 

Coordenação de Ana Luisa Lacombe. Com participação de Kelly Orasi, Simone Grande, Eliana Atihé, Marli Vidal, Ilan Brenman, Viviane Barrichello, Leila Garcia, Betinho Sodré e Anita Deixler.
Realizado desde 2008, o curso chega agora à sua 13ª edição e, entre vários temas, abordará: as origens da literatura infantil, o mundo simbólico da criança, a voz e o corpo do contador de histórias, o uso de sons e objetos nas histórias etc. Ao final do curso, os alunos farão uma apresentação aberta ao público. 60h. 35 vagas. 
Inscrições encerradas
Sábados, das 9h30 às 13h30

Iniciado – término previsto para 6 de julho


VISITA MONITORADA


Visita Monitorada com Contação de Histórias

Às 3as  e  4ª feiras, 10h e/ou 14h, mediante agendamento prévio.
Para agendamento de escolas, por favor, enviar oficio assinado para o endereço da biblioteca ou e-mail para: bibliotecahans@gmail.com com as seguintes informações:

Nome da escola
Endereço e telefone
Disponibilidade de dia e horário
Responsável
Quantidade de crianças e adultos
Faixa etária
Especialidades, ex.: cadeirante


Esperamos por vocês!

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: