Skip to content

Tempestade de Livro..

17/08/2012

Quando eu era bem pequena adora ver a chuva …ficava horas observando-a…

Lá em casa havia uma grande mesa de madeira na varanda improvisada. Minha vó costumava colocar alguns objetos ali e eu ficava escondida, sempre que chovia em cima daquela mesa.

Vovó era uma pessoa muito especial, cheia de superstições. Quando chovia, ela ficava muito apreensiva e nos orientava a ficar longe de espelhos, vidros, ferro, janelas e jamais ficar do lado de fora da casa, ainda mais porque caía muitos raios onde morávamos…Eu sempre fui muito obediente a ela , mas gostava tanto da chuva que ficava lá entorpecida, olhando as gotinhas caírem uma após a outra.

Minha casa ficava em uma espécie de vale e quando chovia dava pra ver o percurso que o movimento da chuva fazia até chegar em casa, passando pela serra, pela mata e pela rua de terra, caindo como dominó…

Nesse momento minha imaginação ia pra bem longe. Eu ficava vidrada naquela cortina de água…Meus pensamentos voavam e voavam com as gotas sopradas pelo vento…

Tudo isso pra dizer que hoje quando leio um bom livro, daqueles em que sinto as angústias do personagem tenho a mesma sensação, volto a ser criança e mergulho sem pensar  no universo da imaginação.

A Bienal do Livro, para mim, é sem dúvida uma grande festa, um grande encontro com as gostosuras e alegrias dos livros e seus autores…

Esse evento nos proporciona a oportunidade de fazer mediação de leitura e mediar leitura é sobretudo um ato de amor que você dá de presente a um estranho. E a única coisa que espera em troca é um sorriso nas entrelinhas.

Afirmo que somos essencialmente seres imaginativos e criadores, e isto é o que nos mantém vivos.

E nada mais puro e criativo do que  livros, leitura, literatura…

Esse grande legado da humanidade

Luciana Melo

Foto: Rosely Daltério

Secretaria Municipal de Cultura na Bienal do Livro

Estande: M98

Atividade: Mediação de leitura

Pavilhão de Exposições do Anhembi, localizado na Rua Olavo Fontoura, Zona Norte

 

From → Uncategorized

4 Comentários
  1. Léa Ribeiro permalink

    Quero participar do próximo curso de mediador de leituras!

  2. Maria de Jesus permalink

    Luciana, que texto lindo!!
    Eu também gostaria de participar do próximo curso de mediador de leitura.
    Você me avisa onde e quando!

  3. Delícia! A memória, as leituras, os vínculos…

  4. amelia bello permalink

    eu tbem quero participar.

Deixe um comentário

